Written by

THEIR SATANIC MAJESTIES REQUEST

Discos| Views: 226

A anomalia dos Rolling Stones e uma capa fora de série!


Their Satanic Majesties Request foi o álbum de estúdio mais estranho que os Stones fizeram. Não se parece com nada que veio antes ou depois na história musical da banda.


Nesse disco eles estavam profundamente envolvidos com a psicodelia do momento e enfrentando grandes dificuldades jurídicas fora dos estúdios. Toda a gravação do disco foi errática, sem a presença de um produtor, com muita experimentação e a utilização de novos instrumentos, efeitos sonoros e arranjos orquestrais (a orquestração de “She’s a Rainbow” é de John Paul Jones!).

Embora a crítica não tenha se animado muito com o disco, que evoluiu seu status com o tempo, o que contribuiu para não alavancar o álbum foi a comparação imediata das experiências dos Stones com Sgt. Peppers dos Beatles, que saiu no mesmo ano e ofuscou o trabalho dos Stones.

Claramente ambos os grupos estavam buscando novas inspirações e melodias fora de seu contexto natural e criando álbuns conceituais (os álbuns conceituais viraram febre na década seguinte e felizmente saíram de moda!). No caso dos Stones fica ainda mais evidente a mudança porque, no álbum seguinte eles já voltaram com tudo para blues rock.

Mas eu queria mesmo falar da arte da capa!

Explosões de cores, referências por toda a parte, e uma foto 3D dos bad boys dos Stones na capa trajando roupas ritualísticas. O 3D foi abandonado logo após o lançamento e substituído por uma foto simples por conta dos altos custos de produção. Abrindo a capa temos uma colagem de pinturas clássicas, fotos, flores e um labirinto, fazendo toda a obra parecer um quadro de Hieronymus Bosch.

E ainda tem a brincadeira de esconder o rosto dos quatro Beatles na foto da capa, como uma resposta (nunca confirmada) à capa de Sgt. Peppers, na qual havia uma boneca com a inscrição “Welcome the Rolling Stones” na sua blusa.

Mesmo sem ser uma unanimidade, inclusive entre os fãs de Stones, não há de se negar que essa foi uma experiência fantástica dos meninos.

Sua majestade satânica requisitou e eles atenderam. Com pompa!

Comentários

comentários

Comments are closed.